domingo, 24 de abril de 2011

Willis Itamaraty

Em 1967 a Willys Overland do Brasil lançava o Willys Executivo, um carro de luxo estilo limusine derivado do Willys Itamaraty com distancia entre eixos alongado em 71cm proporcionando mais espaço para os 5 passageiros nos bancos de tras. O eixo cardan mais comprido é em duas metades, e possui uma cruzeta adicional no meio. Tinha muitos itens de conforto como bancos de couro, ar condicionado com regulagem do ventilador, "reprodutor estereofônico de fitas", rádio, luzes de leitura, acendedor de cigarro traseiro, e vidro separador do motorista com acionamento elétrico. Foi um carro produzido em quantidade limitada (27 no total sendo 2 prototipos e 25 de produção), principalmente para autoridades do governo. Transportou presidentes, reis, rainhas e generais nas decadas de 60 e 70 como carro oficial. Foi fabricado nas versões 7-1152 e 7-1153, sendo que a versão 7-1153 era mais luxuoso.
Foto Executivo 1967
 
  
Motor Willys 3000Detalhe compressor
Motor Willys 3000, 6 cilindros 132HP a 4.400rpmCompressor do sistema de Ar Condicionado e vareta do óleo

DIMENSÕES E CAPACIDADES
Codigo de Modelo Willys 7-1152 e 7-1153
Largura 1,839m
Distância do solo dianteira 0,175m
Distãncia do solo traseiro 0,140m
Bitola dianteira 1,478m
Bitola traseira 1,470m
Distância entre eixos 3,449m
Comprimento Total 5,522m
Altura 1,583m
Peso ordem de marcha 1,684kg
Peso ordem de embarque 1,611 kg
Reservatório de gasolina 72 litros
Motor Willys 3000
Cilindrada 3.000cm3 (184 pol3)
Carburador Corpo Duplo DFV 444201
Potência 132 HP a 4.400 RPM
Torque Máximo 161 lb-pé a 2.000 RPM
Rotação marcha lenta com AC ligado 600 RPM
A Origem da Palavra Limusine
A palavra limusine vem da palavra francesa limousin, nome dos habitantes da província de Limousin. No seculo XVII uma carruagem fechada puxado a cavalo com capota era chamado de limousine provavelmente devido à analogia com uma capa ou capote de couro utilizado pelos camponeses da província de Limousin. Da carruagem limusine surgiu o automóvel limusine que possui dois assentos dobráveis na parte traseira e um vidro corrediço dividindo a parte traseira da parte dianteira onde vai o motorista.
 Executivo

A esquerda um Willys Itamaraty e a direita o Willys Executivo No. 14 de José Antonio Penteado Vignoli - São Paulo
 
Executivo No. 14
Willys Executivo No. 14 na estrada. Este foi o último exemplar do modelo executivo que saiu da fábrica logo após a compra da Willys Overland do Brasil pela Ford em 1967. Na categoria de carros de luxo foi substituido pelo novo Ford Galaxie lançado no Salão do Automóvel de 1967.

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