quinta-feira, 28 de abril de 2011

Curiosidades




Você sabia que a Rural tambem foi fabricada na India, Japão, Argentina e Estados Unidos alem do Brasil? Acima temos uma foto do Jipe Mitsubishi J-34 de 1972 fabricado no Japão e talvez o precursor dos modernos Mitsubishi Pajero. Observe que tinha tudo invertido com direção do lado direito e estepe do lado esquerdo e quatro portas! (A nossa Rural tem furação na longarina para caixa de direção do lado direito tambem). Depois uma caminhonete Jeep Station Wagon fabricado na India em 1972 pela Mahindra e que continuou em produção até recentemente. A Mahindra continua fabricando copias dos Jipes Willys e outros veiculos derivados até a presente data (2001). A semelhança com a Rural Willys é evidente exceto a frente que é parecida com o Jeep Station Wagon fabricado nos EUA de 1947 a 1966. Fotos acima foram obtidos de um suplemento especial com carros do mundo da revista Quatro Rodas de Dezembro1972.

Caminhonete Willys 1958 militar utilizado em Paraty/RJ para passeios. Capacidade 14 passageiros, 6 na frente e 8 atras!
Gerador
A Willys Overland do Brasil fabricava Grupos Geradores com os Motores Willys e Dauphine. A foto acima é de uma propaganda de 1964 e mostra um motor 6 cilindros acoplado a um gerador, provavelmente de 40KVA.
Rural Locomotiva
Rural "Locomotiva" em Santa Catarina que apereceu na revista Brasileira 4x4&Pick-Up de Março 1984.
Rural dindinho
Pick Up Willys com eixo traseiro reforçado de F-350 trabalhando como "dindinho" na cidade de Torres, litoral do RS no verão 2002. Este mesmo serviço para transporte de turistas é feito tambem por uma Toyota Bandeirante e um caminhão Mercedes 608.
F-75 da Guarda munnicipal de Rio Claro - SP
Pick Up F-75 da Guarda municipal de Rio Claro, SP, em frente ao antigo armazém ferroviário da estação de Rio Claro


Carreta Agrícola Tramontini
O veículo acima é um Caminhão Trator Tramontini que foi fabricado no Rio Grande do Sul aproveitando o chassi, eixos, e transmissão usados da Rural e Pick Up Willys. O motor é um Agrale M-790 a diesel com potência de 36HP que permite fazer até 25 km por litro conforme propaganda da epoca. Na foto acima você pode identificar as longarinas e as rodas da Rural. A cabine era em fibra de vidro com tubos de aço. A capacidade de carga é 1500kg. A principal utilização deste veículo é no transporte rural e na coleta de lixo em cidades. Foi fabricado nas versões caminhão, caçamba basculante, e cabine dupla. No interior do Rio Grande do Sul existem muitos veiculos parecidos com este, fabricados em pequenas oficinas mecânicas e chamados de carretas agrícolas.
Carrocerias especiais 1966
Em 1966 a Willys Overland anunciava varias opções de carrocerias especias para a Pick Up Willys que tem distância entre eixos maior que a Rural Willys e assim permite varias configurações como ambulância, cabine dupla, lança foguetes, furgão etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário